Dicas

Tome cuidado com redes Wi-Fi Públicas.

Quantas vezes você já ficou preso em um aeroporto ou em um trem, e decidiu aproveitar a rede Wi-Fi pública? Você escolhe restaurantes ou cafés com base no seu acesso Wi-Fi? Ótimo. Agora, responda: O que você faz em seu smartphone ou laptop quando você se conecta? Eu sei que não é da minha conta, mas se você não está se protegendo, bisbilhoteiros e criminosos cibernéticos podem ter um dia de campo à sua custa.

Wi-Fi pública está em toda parte. Todos nós usamos, mas a maioria de nós não estamos cientes dos riscos e deixamos de tomar as precauções necessárias para nos proteger.

"O maior perigo com Wi-Fi público é o fato de que toda a informação que você está transferindo entre o seu computador e o computador que você está acessando está disponível para todos na rede", explica David Maimon, professor assistente no departamento de Criminologia e Justiça Criminal da Universidade de Maryland. "O que os invasores fazem é tentar interceptar a comunicação entre o seu computador e o computador que você está tentando obter informações de ou enviar informações para. Eles podem obter senhas, nomes de usuário, seu nome."

 

Maimon está no meio de um estudo sobre como usamos as redes Wi-Fi públicas. Ele tem visitado locais em toda Maryland, se conectar a redes Wi-Fi públicas, e coleta de dados.

Os três amigos perigosos de público Wi-Fi

Há três caminhos comuns de ataque para se preocupar com Wi-Fi público: ataques man-in-the-middle, malware, e Wi-Fi sniffing.

Main-in-the-middle: "Man-in-the-middle ataques são onde os invasores estão elaborando a sua própria rede e de pé entre o seu computador e o computador que você está tentando acessar e todas as informações são encaminhadas através de seu dispositivo "Maimon explica. "Se eles usam este tipo de abordagem, em seguida, toda a informação é acessível a eles, não importa se você está acessando um site HTTPS, um site criptografado ou não."

"Eu posso muito bem ver o que você está fazendo em seu computador ..."

Malware: Malware é ainda mais perigoso, porque potencialmente dá direito a um invasor acessar tudo no seu dispositivo. Eles podem roubar seus arquivos ou fotos, e até mesmo ligar câmeras ou microfones para espionar. Se o atacante pode obter suas informações de login para um serviço na nuvem, por exemplo, é fácil para eles enviarem malware para o seu dispositivo.

Wi-Fi sniffing: O último método é conhecido como Wi-Fi sniffing e envolve o tráfego de rede de monitoramento. Atacantes gravam enormes faixas de dados à medida que viaja através da rede e, em seguida, analisam mais tarde para descobrir detalhes úteis. Infelizmente, não é mesmo ilegal para farejar através de pacotes de uma grande parte do tempo.

"Quando começamos, tivemos de obter a aprovação e a equipe jurídica em Maryland verificar se está tudo bem para farejar e não poderia encontrar qualquer lei impedindo-o de sniffing", diz Maimon. "Banners antes de efetuar login no Wi-Fi público, onde você concorda com os termos de uso, por vezes especificamente menciona que você não está permitido para farejar e que faz com que seja ilegal, mas se não há nenhuma bandeira não é ilegal em tudo."

É assustadoramente fácil para bisbilhotar

Você pode imaginar que você ia precisar de equipamento especializado caro ou algum tipo de capacidade de programação para monitorar Wi-Fi e começar suas mãos em informações de outras pessoas, mas não. Maimon utiliza as mesmas ferramentas que os hackers usam e eles são muito fáceis de obter em suas mãos.

"Você pode ligar o Wi-Fi sniffing, faça login em uma rede Wi-Fi pública e do software que permite ouvir e ver todo o tráfego que é transferido através da rede", explica Maimon. "Eu posso muito bem ver o que você está fazendo em seu computador."

Pineapple dispositivo Wi-Fi

Para ataques man-in-the-middle, você pode comprar dispositivos on-line e operá-los sem ser um estudante de ciência da computação.

"Uma das ferramentas que os hackers estão usando é o dispositivo Pineapple Wi-Fi - que ajuda-los a gerar sites falsificados", diz Maimon. "Toda a informação é encaminhada através do dispositivo. Você acha que você está enviando para o site HTTPS, mas na verdade é um site spoof que o dispositivo cria".

A menos que você está bisbilhotando a si mesmo, não há nenhuma maneira de saber se você está sendo exposto em uma rede Wi-Fi pública. Não há nenhuma maneira fácil de detectar sniffing ou ataques man-in-the-middle.

O poder da Gentileza a chave para um mundo melhor está na gentileza. “Se nos comprometermos com essa atitude no sentido de ficarmos atentos, conscientes e dispostos a ajudar, certamente estaremos mudando o mundo”. Pequenos gestos como não reagir diante da falta de paciência do outro ou respirar fundo antes de dar continuidade a uma discussão, por exemplo, podem até beneficiar a nossa saúde.

Top Dicas

Compartilhe