Dicas

PPSSPP: O emulador de PSP para Android que está fazendo bastante sucesso!

O PPSSPP é um aplicativo gratuito que emula o funcionamento do console portátil Sony PSP, o app está disponível até o momento para Android, BlackBerry e Windows e outras plataformas aos quais você poderá conferir no link no final do artigo. O projeto para emular games de PSP ainda está em seu estágio inicial, porém, o grande destaque é que o aplicativo consegue reproduzir alguns jogos em uma qualidade bastante satisfatória.

O emulador está sendo desenvolvido por Henrik Rygard, co-criador do Dolphin, o emulador de Gamecube/Nintendo Wii. Futuramente será possível rodar games de PSP por meio dos formatos .ISO, .ELF e .CSO utilizando o PPSPP.

Como o emulador de PSP ainda está em fase inicial de desenvolvimento, você não conseguirá emular todos os jogos do console em seu smartphone Android, mas particularmente tive a oportunidade de testar o game Dragon Ball Z Shin Budokai 2 em um ASUS Zenfone 5 por meio do PPSSPP e o jogo rodou perfeitamente.

Assim que abrir o PPSPP você poderá visualizar um menu superior com as opções Recentes, Jogos, Homebrew & Demos e uma barra lateral com as opções Configurações, Créditos, o link para o site do desenvolvedor, Suporte PPSSPP e a opção de Sair.

Quando você pressionar na opção “Jogos” vai aparecer as pastas presentes em seu dispositivo móvel, ai basta selecionar o arquivo do jogo e iniciar a partida. Assim que o game carregar você poderá salvar o seu progresso por meio das opções Salvar Estado e carregá-lo posteriormente utilizando a opção Carregar Estado.

O que achamos do PPSSPP

O aplicativo é uma ótima recomendação se você pretende jogar games específicos utilizando o PPSSPP, mas por se tratar de um emulador existe a possibilidade desse serviço ser suspenso a qualquer momento por questões de direitos autorais e patentes. Por estar em fase de desenvolvimento, existe a chance de ocorrer problemas técnicos e determinados jogos não funcionarem em seu dispositivo.

O poder da Gentileza a chave para um mundo melhor está na gentileza. “Se nos comprometermos com essa atitude no sentido de ficarmos atentos, conscientes e dispostos a ajudar, certamente estaremos mudando o mundo”. Pequenos gestos como não reagir diante da falta de paciência do outro ou respirar fundo antes de dar continuidade a uma discussão, por exemplo, podem até beneficiar a nossa saúde.

Top Dicas

Compartilhe